É um procedimento usado em certos casos de fragmentação discal. Estes fragmentos, chamados sequestros, são retirados com a ajuda de instrumentos especiais através de uma pequena abertura no canal vertebral utilizando o microscópio cirúrgico.
Como este procedimento não interfere com músculos ou ossos, pode em certos casos ser executado em regime ambulatório e com anestesia local, tendo o mesmo tempo de recuperação das técnicas percutâneas.
Na coluna cervical, dependendo do grau de degeneração do segmento, é por vezes necessário fazer a fusão vertebral, por meio de um “espaçador” de titânio, ou aplicação de uma prótese discal.
Técnica realizada em anestesia local que consiste na abordagem da hérnia discal por um canal/tubo introduzido por um pequeníssimo corte na pele.
Por meio de fibras ópticas, que permitem a visualização num monitor e de instrumentos especialmente desenhados, é possível retirar a hérnia ou fragmentos discais sem perturbar a passagem dos nervos no seu canal, e sem lesar as fibras musculares.
Isto evita a formação de aderências e fibroses cicatriciais que são as complicações mais frequentes das operações clássicas.
Esta técnica pode também ser usada em casos de recidiva da hérnia discal.
A melhoria da força por meio da terapia MedX é independente do diagnóstico e tempo de queixas. Mesmo em hérnias discais, perturbações posturais, alterações degenerativas, osteoporose, espondilolistese, a terapia continua a ser a mesma: o fortalecimento dos músculos estabilizadores da coluna. Mesmo um doente idoso e fraco pode, partindo do seu nível individual, melhorar progressivamente a sua força.
A prevenção das dores nas costas também é possível com o sistema MedX. As pessoas sem dores farão um teste para saber se têm insuficiência da musculatura profunda e como tal serão mais provavelmente atingidas por problemas de coluna. Da mesma maneira pessoas que querem fazer exercício e têm medo de prejudicar a coluna, podem com este sistema fortalecer todos os músculos importantes sem receio de lesões.