As duas vértebras cujas articulações são dolorosas, são reforçadas nos seus ligamentos, fixas por meio de um enxerto ósseo.
A Ligamentolplastia é uma técnica cirúrgica que se fundamenta no conceito de “estabilização dinâmica” desenvolvido por este Centro conjuntamente com dois outros Centros de Cirurgia da Coluna, em Munique e em Seoul.
Consiste no reforço dos ligamentos naturais que unem as vértebras nos casos de instabilidade já existente ou provocadas por intervenções cirúrgicas de descompressão neurológica ou quando estas articulações são dolorosas como na espondilartrose.
Este Centro tem a mais longa experiência nesta técnica e recebeu o prémio de melhor trabalho sobre próteses de coluna no Congresso Mundial de Cirurgia de Coluna no Hawaii.
Fixação de duas ou mais vértebras por meio de instrumentação em titânio e/ou enxerto ósseo.
Consiste na dessensibilização das articulares dolorosas por meio de termo-coagulação com rádio frequência.
Numa sala de operações, sob controlo de um monitor de Rx e em anestesia local, são introduzidas agulhas finas até às articulações a tratar, e por meio destes é introduzida uma sonda ligada a um aparelho que, por ondas de rádio, degenera por aquecimento os nervos responsáveis pela dor lombar.
Implantação de uma prótese em titânio e polietileno a substituir um disco demasiado degenerado.
Somente há poucos anos se conseguiu provar cientificamente que o estado da musculatura tem uma influência decisiva sobre as dores nas costas.
Em 1987 um grupo de investigação da Universidade da Flórida conseguiu medir isoladamente a musculatura profunda da coluna vertebral. Os resultados revelaram que as pessoas com dores nas costas tinham uma musculatura notavelmente mais fraca do que as saudáveis.
Quanto mais fortes os músculos (extensores lombares) menos as dores, quanto mais fracos mais dores. Com base nesta descoberta foi desenvolvido o conceito de terapia MedX.O fortalecimento dos músculos é algo que ajuda em patologias como as hérnias discais, alterações degenerativas, osteoporose, espondilolistese.