A ressonância magnética (RM) é um dos mais modernos métodos de imagem médica, que permite a visualização pormenorizada do interior do corpo humano. Dispomos de uma ressonância magnética aberta evitando situações de claustrofobia.
A ressonância magnética (RM) é um dos mais modernos métodos de imagem médica, que permite a visualização pormenorizada do interior do corpo humano.
Para além de ser um exame inócuo e indolor, a nossa clínica dispõe de uma RM ABERTA em que o paciente só precisa estar entre 20-30 minutos imóvel a respirar normalmente como se estivesse a dormir um sono.
Durante o exame é produzido um ruído martelado e poderá sentir uma ligeira vibração.
A qualquer momento poderá comunicar com o técnico que está a supervisionar o exame.
Uma vez que não será administrado nenhum tipo de contraste, a única preparação necessária é a remoção de quaisquer objetos/próteses metálicas e/ou eletrónicas (ex.: brincos, pulseiras, piercings, próteses auditivas ou dentária.
O grande desafio nas doenças da coluna é descobrir a causa das dores, porque só tratando a causa se obtém o melhor resultado. Este não é um desafio simples uma vez que:
| Existem muitas estruturas na coluna que podem provocar dor (os discos intervertebrais, os nervos, as articulações posteriores ou facetas, os músculos, o próprio osso em caso de fratura);
| Alterações nestas estruturas são normais com a idade, pelo que o facto de um exame as revelar não significa necessariamente que estas sejam a causa das dores;
| Os fatores emocionais também são muito importantes e podem amplificar e tornar mais insuportável a dor.
A Clínica Praxis valoriza muito a consulta, local apropriado para se colher informação acerca das suas queixas e relacioná-las com os achados do exame físico e dos exames de imagem.