Cuidados a ter no pós-operatório

Cuidados a ter no pós-operatório

Caso tenha sido submetido a uma cirurgia à coluna vertebral é normal existirem algumas alterações no pós-operatório imediato. Existem alguns cuidados que são essenciais para a sua recuperação, sendo que é normal ter um desconforto (dor, alteração da sensibilidade, queimor) no local da cirurgia, porque a ferida cirúrgica se encontra em cicatrização. O completo alívio da dor sentida no braço ou na perna pode não ser imediato, por vezes persiste uma dor residual, sensação de choque eléctrico, ou formigueiro no local onde existia a dor forte prévia, enquanto o nervo recupera da compressão a que esteve sujeito. É por isso que deve tomar os anti-inflamatórios e analgésicos prescritos.

Deve manter o penso cirúrgico limpo e seco, com cuidados de penso por enfermagem de 5 em 5 dias (ou se penso sujo), retirando o material de sutura aos 15 dias de pós-operatório. Pode tomar um duche (com os pensos impermeáveis) mas deve evitar encharcar o penso. Após o encerramento da ferida, deve manter uma boa hidratação local com um creme hidratante e proteger a ferida da exposição solar.

Tudo o que implique mobilizar as pernas não tem problema e é indicado para evitar tromboses venosas (caminhar, subir e descer escadas, etc), deve caminhar, aumentando progressivamente a caminhada conforme tolerar (sem surgir dor). Não deve fazer exercício físico (correr, natação, ginásio, outros) durante os primeiros três meses após a cirurgia.

Não deve ficar deitado(a) durante o dia, mas antes alternar frequentemente de posição (sentar, caminhar), deve evitar todos os movimentos extremos da coluna vertebral (dobrar-se, rodar o tronco) bem como levantar ou carregar pesos.

Além disso é importante não conduzir nos primeiros 15 dias após a cirurgia. Se existir alguma actividade que provoca dor, evite-a, não insista.

Se apresentar problemas na ferida operatória (abertura dos pontos, pus, escorrências), febre, dor intensa, falta de força ou sensibilidade nos membros, problemas intestinais ou urinários deve contactar imediatamente o cirurgião.