O Fortalecimento Muscular e o melhoramento da função corporal são fundamentais para prevenir ou tratar as doenças crónicas da coluna e a osteoporose.
Somente há poucos anos se conseguiu provar cientificamente que o estado da musculatura tem uma influência decisiva sobre as dores nas costas.
Com o objetivo de trabalhar a influencia da musculatura sobre as dores nas costas, o Centro de Recuperação Funcional da Clínica Praxis, foca-se em fortalecer os músculos (extensores lombares).
Em 1987 um grupo de investigação da Universidade da Florida conseguiu medir isoladamente a musculatura profunda da coluna vertebral. Com base nesta descoberta foi desenvolvido o conceito de terapia MedX.
O centro destina-se não só a doentes nele observados e diagnosticados, mas também assistidos pelo seu médico e que não tenham melhorado com tratamento conservador adequado:
Doentes com diagnóstico ainda não claro e nos quais o médico quer confirmar a suspeita de patologia discal (exame clínico e radiológico, teste muscular e eventualmente discografia);
Doentes a quem tenha sido feito um diagnóstico de patologia discal.
O tratamento baseia-se no fortalecimento da musculatura por aparelhos de resistência geridos informaticamente.
Caracteriza-se por ser uma terapêutica não invasiva, com um tempo médio de recuperação que varia entre os três e os quatro meses, possibilitando que o paciente mantenha a sua actividade profissional regular ao longo do processo de tratamento.
Os tratamentos individuais são administrados por terapeutas especialmente treinados. Através do fortalecimento dos músculos estabilizadores da coluna, a terapia MedX dedica-se ao tratamento da lombalgia associada a alterações degenerativas.
Na primeira sessão, o aparelho é programado para o doente. O computador faz um gráfico da curva de esforço que corresponde à real capacidade dos músculos extensores do tronco.
Ao longo da terapia a musculatura é especificamente fortalecida e a mobilidade e resistência progressivamente melhoradas. O objetivo é que, no fim da terapia, a curva das forças em gráfico atinja o nível médio de uma pessoa saudável. Se a musculatura for levada para um nível normal está em condições de resistir aos esforços do dia-a-dia.
Juntamente com o treino específico dos extensores profundos é também fortalecida a musculatura vizinha. A vantagem da terapia nos aparelhos MedX reside no controlo seguro dos movimentos e na sequência de esforços, poupando a carga articular.
O tratamento – instituído em 1999, por Manuel Enes, médico especializado em ortopedia na Alemanha, e ministrado exclusivamente na Clínica Praxis – baseia-se no fortalecimento da musculatura por aparelhos de resistência geridos informaticamente.
A MedX caracteriza-se por ser uma terapêutica não invasiva, com um tempo médio de recuperação que varia entre os três e os quatro meses, possibilitando que o paciente mantenha a sua actividade profissional regular ao longo do processo de tratamento. Além de ser não invasiva, possibilitar uma recuperação mais rápida e menos dolorosa, a técnica é também menos dispendiosa do que as terapias tradicionais: os custos do tratamento equivalem, em média, a 15 por cento do de uma cirurgia à hérnia discal.
Os tratamentos individuais são administrados por terapeutas especialmente treinados. Através do fortalecimento dos músculos estabilizadores da coluna, a terapia MedX dedica-se, também, ao tratamento de patologias como, e entre outros, perturbações posturais, alterações degenerativas, osteoporose e espondilolistese.
A melhoria da força por meio da terapia MedX é independente do diagnóstico e tempo de queixas. Mesmo em hérnias discais, perturbações posturais, alterações degenerativas, osteoporose, espondilolistese, a terapia continua a ser a mesma: o fortalecimento dos músculos estabilizadores da coluna. Mesmo um doente idoso e fraco pode, partindo do seu nível individual, melhorar progressivamente a sua força.
A prevenção das dores nas costas também é possível com o sistema MedX. As pessoas sem dores farão um teste para saber se têm insuficiência da musculatura profunda e como tal serão mais provavelmente atingidas por problemas de coluna. Da mesma maneira pessoas que querem fazer exercício e têm medo de prejudicar a coluna, podem com este sistema fortalecer todos os músculos importantes sem receio de lesões.
Na primeira sessão, o aparelho é programado para o doente. O computador faz um gráfico da curva de esforço que corresponde á real capacidade dos músculos extensores do tronco.
Ao longo da terapia a musculatura é especificamente fortalecida e a mobilidade e resistência progressivamente melhoradas. O objetivo é que, no fim da terapia, a curva das forças em gráfico atinja o nível médio de uma pessoa saudável.
Se a musculatura foi levada ao nível normal está em condições de resistir aos esforços do dia-a-dia.
Para se manter assim pode usar o serviço de manutenção e reabilitação muscular no nosso centro. Após a avaliação inicial, ser-lhe-á estudado um programa de exercício físico ajustado aos seus objectivos e limitações.
Especificamente para a Osteoporose, foi criado um programa de exercício físico especialmente concebido para aumentar a massa óssea e incrementar a força muscular, melhorando a postura, a flexibilidade e o equilíbrio. Este programa é parte integrante do Centro de Osteoporose Praxis, mas aplicável a outras patologias debilitantes que necessitam de activação física.
Juntamente com o treino específico dos extensores profundos é também fortalecida a musculatura vizinha. A vantagem da terapia nos aparelhos MedX reside no controlo seguro dos movimentos e na sequência de esforços, poupando a carga articular.