Tratamentos

O Centro de Cirurgia Discal Doutor Manuel Enes destina-se ao diagnóstico e tratamento dos doentes com patologia discal (cervical, dorsal e lombar) sob o princípio da sub-especialização médica e por aplicação das técnicas minimamente invasivas.

Estas técnicas permitem alternativas aos métodos cirúrgicos tradicionais, reduzindo os riscos das intervenções e diminuindo os seus custos.

O centro destina-se não só a doentes nele observados e diagnosticados, mas também assistidos pelo seu médico e que não tenham melhorado com tratamento conservador adequado:

  • Doentes com diagnóstico ainda não claro e nos quais o médico quer confirmar a suspeita de patologia discal (exame clínico e radiológico, teste muscular e eventualmente discografia);
  • Doentes a quem tenha sido feito um diagnóstico de patologia discal.

Eventual tratamento da Hérnia Discal

Discotomia Endoscópica

A hérnia discal consiste numa deformação do disco que invade o canal dos nervos, comprimindo estes na sua saída para os membros. Assim aparece uma dor no pescoço e no braço, ou na zona lombar e na perna, que pode ser acompanhada de formigueiro ou de adormecimento e por vezes falta de força.

Eventual tratamento da Hérnia Discal

Discoplastia por Radiofrequência

Procedimento minimamente invasivo, realizado em anestesia local, para tratamento da dor lombar por lesões discais, como lacerações anulares e hérnias discais contidas de pequena dimensão . A radiofrequência juntamente com a nucleotomia manual , permite retirar material discal, fazer reduzir de volume uma região específica do disco e desnervar o anulo discal na região afectada.

Eventual tratamento da Estenose Espinal

Descompressão microcirúrgica / Recalibramento

Realizado por microcirurgia consiste em restabelecer o calibre normal do canal dos nervos libertando estes sem perturbar a mobilidade da coluna. Normalmente são associadas a técnicas de estabilização, sempre que possível a ligamentoplastia, eventualmente com espaçador.

Eventual tratamento da Estenose Espinal, Hérnia Discal e Espondilartrose

Fortalecimento Muscular

Quase todos os problemas de coluna têm origem na atrofia muscular. O fortalecimento muscular medicinal é o método mais eficaz para prevenir as dores e evitar as operações ou complementar o efeito destas. O nosso centro utiliza o sistema MedX® que é o mais eficaz na avaliação ou no tratamento da insuficiência muscular da coluna.

Eventual tratamento da Espondilartrose

Fortalecimento Muscular

Consiste na dessensibilização das articulares dolorosas por meio de termo-coagulação com rádio frequência. Numa sala de operações, sob controlo de um monitor de Rx e em anestesia local, são introduzidas agulhas finas até às articulações a tratar, e por meio destes é introduzida uma sonda ligada a um aparelho que, por ondas de rádio, degenera por aquecimento os nervos responsáveis pela dor lombar.

Eventual tratamento da Espondilartrose

Técnicas De Estabilização

A estabilização dinâmica (ligamentoplastia), fusão vertebral microcirúrgica e prótese de disco são intervenções cirúrgicas realizadas em regime de internamento e em anestesia geral, em que as duas vértebras cujas articulações são dolorosas, são reforçadas nos seus ligamentos, fixas por meio de um enxerto ósseo ou por material de fixação interna de titânio, ou é implantada uma prótese de disco.

Eventual tratamento da Hérnia Discal

Discotomia Microcirúrgica

É um procedimento chamado aberto, usado em certos casos de fragmentação discal. Estes fragmentos, chamados sequestros, são retirados com a ajuda de instrumentos especiais através de uma pequena abertura no canal vertebral utilizando o microscópio cirúrgico

Eventual tratamento da Espondilartrose

Prótese de Disco

Implantação de uma prótese em titânio e polietileno a substituir um disco demasiado degenerado.

Eventual tratamento da Espondilartrose

Fusão Vertebral

Fixação de duas ou mais vértebras por meio de instrumentação em titânio e/ou enxerto ósseo.

Marque a sua consulta









Contactos

Telefone: +351 22 609 0129
Telemóvel : +351 918 793 903
Fax: +351 226 090 130
Avenida da Boavista, 80, 1º
4050-112 Porto
Rua Dr. Carlos Cal Brandão, 48
4050-160 Porto
Segunda – Sexta 07h às 19h