Consulta da Coluna

Consulta da Coluna

A consulta inicia-se com o fornecimento dos dados administrativos para a elaboração de um processo clínico. Se tiver cartão de cidadão este processo é automático.

Segue-se o preenchimento de questionários que são muito importantes porque nos permitem ter uma ideia do impacto que a dor está a ter na sua vida quotidiana.

Há uma primeira avaliação médica com colheita da história clínica (queixas atuais, tratamentos efetuados e resultados, antecedentes de saúde (incluindo a medicação que está a tomar), exames já efetuados e resultados) e a realização de um exame físico cuidadoso. No final desta avaliação verifica-se se os exames já realizados são suficientes ou se é necessário realizar algum exame complementar (habitualmente uma RMN da coluna).

Se for necessário algum exame este é realizado no próprio dia.

Segue-se uma avaliação médica por um cirurgião da coluna que, na posse de todos os dados colhidos anteriormente, lhe transmite uma proposta terapêutica. Assim o doente sai da clínica com um diagnóstico e uma proposta de tratamento já definida.

É depois elaborado e enviado um relatório da consulta para poder transmitir ao seu médico assistente.

O grande desafio nas doenças da coluna é descobrir a causa das dores, porque só tratando a causa se obtém o melhor resultado. Este não é um desafio simples uma vez que:

– existem muitas estruturas na coluna que podem provocar dor (os discos intervertebrais, os nervos, as articulações posteriores ou facetas, os músculos, o próprio osso em caso de fratura);

– alterações nestas estruturas são normais com a idade, pelo que o facto de um exame as revelar não significa necessariamente que estas sejam a causa das dores;

– os fatores emocionais também são muito importantes e podem amplificar e tornar mais insuportável a dor.

A Clínica Praxis valoriza muito a consulta, local apropriado para se colher informação acerca das suas queixas e relacioná-las com os achados do exame físico e dos exames de imagem.

O Espaço

Marque a sua consulta









Contactos

Telefone: +351 22 609 0129
Telemóvel : +351 918 793 903
Fax: +351 226 090 130
Avenida da Boavista, 80, 1º
4050-112 Porto
Rua Dr. Carlos Cal Brandão, 48
4050-160 Porto
Segunda – Sexta 07h às 19h