O grande desafio nas doenças da coluna é descobrir a causa das dores, porque só tratando a causa se obtém o melhor resultado.
Inicialmente é submetido a uma avaliação médica, com colheita da história clínica (queixas atuais, tratamentos efetuados e resultados, antecedentes de saúde (incluindo a medicação que está a tomar), exames já efetuados e resultados) e a realização de um exame físico cuidadoso, e a uma avaliação por psicologia, para aferir da implicação emocional da dor. No final destas avaliações verifica-se se os exames já realizados são suficientes ou se é necessário realizar algum exame complementar (habitualmente uma RMN da coluna). Se for necessário algum exame, este é realizado no próprio dia.
Segue-se uma avaliação médica final por um especialista da coluna que, na posse de todos os dados colhidos anteriormente, lhe transmite uma proposta terapêutica. Isto permite implementar de imediato um tratamento adequado (sob o princípio da menor invasividade possível), o que contribui para uma mais rápida redução da dor e um regresso mais rápido às suas atividades diárias.
O grande desafio nas doenças da coluna é descobrir a causa das dores, porque só tratando a causa se obtém o melhor resultado. Este não é um desafio simples uma vez que:
| Existem muitas estruturas na coluna que podem provocar dor (os discos intervertebrais, os nervos, as articulações posteriores ou facetas, os músculos, o próprio osso em caso de fratura);
| Alterações nestas estruturas são normais com a idade, pelo que o facto de um exame as revelar não significa necessariamente que estas sejam a causa das dores;
| Os fatores emocionais também são muito importantes e podem amplificar e tornar mais insuportável a dor.
A Clínica Praxis valoriza muito a consulta, local apropriado para se colher informação acerca das suas queixas e relacioná-las com os achados do exame físico e dos exames de imagem.