Centro de Recuperação Funcional

Objetivo

Somente há poucos anos se conseguiu provar cientificamente que o estado da musculatura tem uma influência decisiva sobre as dores nas costas.

Com o objetivo de trabalhar a influencia da musculatura sobre as dores nas costas, o Centro de Recuperação Funcional da Clínica Praxis, foca-se em fortalecer os músculos (extensores lombares).

Em 1987 um grupo de investigação da Universidade da Florida conseguiu medir isoladamente a musculatura profunda da coluna vertebral. Com base nesta descoberta foi desenvolvido o conceito de terapia MedX.

O centro destina-se não só a doentes nele observados e diagnosticados, mas também assistidos pelo seu médico e que não tenham melhorado com tratamento conservador adequado:

  • Doentes com diagnóstico ainda não claro e nos quais o médico quer confirmar a suspeita de patologia discal (exame clínico e radiológico, teste muscular e eventualmente discografia);
  • Doentes a quem tenha sido feito um diagnóstico de patologia discal.

Manutenção e programas especiais de recuperação

Se a musculatura foi levada ao nível normal está em condições de resistir aos esforços do dia-a-dia.
Para se manter assim pode usar o serviço de manutenção e reabilitação muscular no nosso centro. Após a avaliação inicial, ser-lhe-á estudado um programa de exercício físico ajustado aos seus objectivos e limitações.Especificamente para a Osteoporose, foi criado um programa de exercício físico especialmente concebido para aumentar a massa óssea e incrementar a força muscular, melhorando a postura, a flexibilidade e o equilíbrio. Este programa é parte integrante do Centro de Osteoporose Praxis, mas aplicável a outras patologias debilitantes que necessitam de activação física.

O Espaço

Marque a sua consulta









Contactos

Telefone: +351 22 609 0129
Telemóvel : +351 918 793 903
Fax: +351 226 090 130
Avenida da Boavista, 80, 1º
4050-112, Porto
Rua Dr. Carlos Cal Brandão, 48
4050-160 Porto
Segunda – Sexta 07h às 19h