Centro de Osteoporose

O que é a Osteoporose?

A osteoporose é uma doença que afecta os ossos particularmente na idade mais avançada e de forma acentuada nas mulheres. No entanto, os homens são também atingidos numa proporção de cerca de 30%.
Consiste na diminuição das trabéculas no interior dos ossos, o que leva a uma diminuição da estabilidade e da rigidez dos mesmos, tornando possível as fracturas e a progressiva deformação do esqueleto.

A osteoporose leva a um elevado risco de fracturas. Estas são mais frequentes no colo do fémur, nos ante-braços mas, principalmente, na coluna vertebral, levando à deformação em cifose, em que a coluna vertebral vai inclinando para a frente e ficando curvada em vez de vertical.

Antes de acontecer uma fractura, a osteoporose não provoca queixas.

As pessoas que estão em maior risco:

As mais velhas, principalmente as mulheres;

Com menor densidade óssea

Com carga hereditária de osteoporose;

Que tenham tido fracturas anteriores;

Padecendo de outras doenças que agravam a osteoporose;

Que incorram em maior risco de quedas

Como prevenir a osteoporose?

Para o evitar, existe todo um conjunto integrado de atitudes terapêuticas que , correctamente aplicadas, se tornam extremamente eficazes.

O Centro de Osteoporose Praxis encontra-se em directa ligação com a “Associação Alemã de Osteologia”, que define os critérios para o tratamento da osteoporose nos países de língua alemã, aplicando os seus princípios e trabalhando em estreita colaboração com os seus centros que definem e orientam os procedimentos a adoptar.

A base do tratamento da osteoporose será:

Controlo de medicamentos que possam provocar a diminuição da massa óssea ou possibilidade de quedas.

Evitar o tabaco

Terapêutica medicamentosa aplicada a cada caso individualmente.

Evitar o peso corporal insuficiente.

Treino de musculatura e do equilíbrio, bem como a prática do exercício físico para melhoria da densidade óssea.

Evitar as quedas

Como a osteoporose é uma situação crónica e evolutiva, são necessários controlos clínicos e medições da densidade óssea, para avaliar o resultado do tratamento e o evoluir da osteoporose.

A Equipa

Drº Luís Braga da Cruz